quarta-feira, 8 de julho de 2009

Oficiosos

Por determinação superior prestamos assistência jurídica no âmbito do apoio judiciário. São as famosas defesas oficiosas em que os clientes deixam de ser clientes e passam a chamar-se de "oficiosos".

E deixam de ter a designação de clientes não por motivos discriminatórios mas porque o nosso trabalho nesses processos não é pago por eles e não temos a possibilidade de escolher os oficiosos que queremos. No fundo, aparece de tudo um pouco (boa gente, malta estranha e malta que se pudesse não chegava a menos de 5 metros).

Tudo isto para chegar à conversa que ouvi hoje. Como as janelas do andar de cima estão sempre abertas (para a tal refrigeração do ar xpto….que belo barrete...) qualquer alma que fale no passeio é escutada no andar de cima. Parece-me é que há quem não saiba que o escritório tem dois andares.


Eis que hoje se cruzaram dois “oficiosos” debaixo da minha janela (dois daqueles com aspecto muito manhoso). Um vindo de uma consulta e outro a chegar. E no meio da conversa sobre que processos têm e se a filha de um deles ia comer um gelado ou não, surge a pergunta fantástica: "Mas quem é que é aqui a tua advogada? A gorda ou a boa?"

Aposto que é a gorda, porque eu ainda não atendi ninguém hoje….

2 comentários: